Olááá

Quando você pensa em sombras coloridas, me fala se uma dessas frases já passou pela sua cabeça:

 

_Ah eu não acho que combina comigo.

_Eu até gosto, mas não sei fazer.

_Acho bonito nos outros, mas em mim acho estranho.

_Não sei combinar as cores e acabo usando sempre a mesma.

 

Essas são as frases que mais ouvi nesses quase 10 anos trabalhando com maquiagem. Sempre que sugiro algo com cor, a cliente se assusta, arregala o olho, sua frio… kkkk

Então, resolvi simplificar ao máximo como funcionam as cores para que você tente suas primeiras combinações em casa e saia da mesmice das sombras neutras.

Vamos começar com a nossa bússola: o Círculo Cromático

Esse círculo de cores norteia maquiadores, coloristas, designers de interiores, decoradores… enfim, tudo que envolve COR, nos baseamos nele.

Ele é dividido em dois grupos:

Frios – Todas as cores de cima.

Quentes – Todas as cores de baixo.

Sabendo isso, você já tem um ponto de partida do quê combina com o quê. Por exemplo: Vai usar um vestido verde? Bom, só ver que os tons de verde, desde os mais claros até os mais intensos pertencem ao grupo das cores frias. Então, se usar tons de sombra que estejam no mesmo grupo, as frias, já é um caminho para conseguir HARMONIA ao seu look.

Mas como escolher as cores?

Existem duas maneiras, usando:

Tons Análogos – São os tons próximos à cor que você quer se basear pra montar o look. Vamos novamente usar o vestido verde de exemplo. Se olharmos no círculo, você poderia usar outros tons de verde mais claros ou mais escuros, azuis anis e azuis mais profundos pra criar uma make. É a forma mais fácil pra quem quer começar a se jogar no mundo das cores.

Ou

Tons Complementares – São os tons contrários ao tom escolhido. Por exemplo, se o seu vestido for Azul, você pode usar tons de laranja nos olhos ou lábios que, segundo o círculo cromático, o look ficará harmônico, pois uma cor complementa a outra.

Estou dando exemplo de roupas porque em 100% das vezes que atendo, me dão a roupa  como referência. Eu como profissional também analiso outros fatores, como cor dos cabelos, cor dos olhos, da pele, estilo da cliente… Mas vamos ficar só no circulo por enquanto, tá? E você pode usá-lo para saber também qual cor de sombra combina com o tom do batom que você quer usar, ou mesmo quais tons aplicar nos olhos.  É muito divertido!!!

Vamos aplicar agora toda essa teoria na make? Bora!!

Versão 1 – Iniciante

Essa make é fácil tanto para começar a entender a combinação de cores de um mesmo grupo, no caso as cores frias, quanto à forma de uso análogo. Também escolhi uma forma muito simples de aplicação da maquiagem. Mesmo que você NUNCA tenha se maquiado, esse esfumadinho rente aos cílios é à prova de erros!! Vamos lá?

Comece sempre preparando a pálpebra toda para receber as sombras. Aqui usei o BT Velvet da Linha Bruna Tavares na cor Pale em toda a pálpebra, aplicando com o pincel 307 (Linha Black) da Klass Vough.

Agora, faça um traço com lápis preto bem macio rente aos cílios. Usei o da Nathalia Capelo. Em seguida, esfume esse lápis com um pincel bem firme (se for fofinho, não vai esfumar, tem que ser mais durinho), usei o W13 (Kit Wonder) da Klass Vough. O Traço tem que ficar assim, sem bordas duras.

Pegue um pincel de esfumar em um tamanho que caiba no seu côncavo (parte mais funda do olho) e passe uma sombra neutra pra devolver seu contorno natural. Pode ver que fica bem sutil, mas faz diferença. Usei a sombra Soft da paleta Festival Colours da Ana Paula Marçal com o pincel AS11 da Alice Salazar.

Agora começa a brincadeira!! Pegue sem medo a sombra verde, aqui a Lemonade da mesma paleta, e aplique com um pincel pequeno, aqui o AS07 da Alice Salazar, na borda do lápis. Não tenha medo! Deixe bem verdinho!!

Agora com outro pincel pequeno, o OX-10 (Linha Ônix) da Klass Vough, aplico a sombra Neptune da paleta Let It Shine da Oceane sobre o restante do lápis. Olha os tons análogos como ficam lindos!!!

Na parte de baixo, repeti o mesmo processo: primeiro o verdinho…

Depois o azul.

Pra dar um ar ainda mais delicado, apliquei esse tom de rosa cintilante da paleta Tropical da Nathália Capelo no cantinho interno do olho…

… e abaixo das sobrancelhas. O rosa faz parte dos tons frios, mesmo grupo do azul e verde. Olha só como combina!

Pra dar acabamento, escolhi um lápis de olhos bege da Catharine Hill na linha d’água,

E uma boa máscara de cílios para empinar bem. Amo a Wonder Lash da Linha Bruna Tavares.

Nos lábios um nude (adiviiinha????) FRIO! Cor Afrodite da Alice Salazar.

Na pele, o blush também entrou mais rosadinho

Tá aí um resultado super harmônico e super fácil pra se jogar sem medo!!!

Versão 2 – Intermediário

Vamos continuar com os tons análogos, ok? Só que agora, vamos para o grupo dos tons QUENTES!

E pra esquentar mesmo as coisas, que tal uma make em tom de VERMELHO?? Se nunca tentou, a hora é agora!!

Comece sempre preparando a pálpebra toda para receber as sombras. Aqui usei o BT Velvet da Linha Bruna Tavares na cor Pale em toda a pálpebra, aplicando com o pincel 307 (Linha Black) da Klass Vough.

Com pincel para arco de sobrancelhas, aqui o OX-14 (Linha Ônix) da Klass Vough aplico o tom iluminador da paleta da Alice Salazar no arco da sobrancelha.

Com o pincel AS11 (Alice Salazar), aplico no canto externo dos olhos o tom vermelho da mesma paleta.

Mesma sombra, mesma paleta, só mudamos o pincel para intensificar o canto externo. Agora usei um pincel menor, o AS09 (Alice Salazar) . Criamos um degradê com a mesma sombra!

Pra fazer um fundo bonito, apliquei o Nath Jelly na cor bronze com o pincel OX-13 (Linha Ônix) da Klass Vough no canto interno até encontrar a sombra vermelha.

E sobre o jelly, o pigmento 180 também da Nathalia Capelo usando o mesmo pincel. O dourado falando em grosso modo, é “amarelo metalizado”, criando o look análogo quente que estamos buscando.

Agora, aplico BT Gel Ink que é em gel, mais fácil de traçar rente aos cílios com um pincel chanfrado. Aqui é o nº9 (Linha Brown) da klass Vough.

Em seguida, com o gel ainda úmido, esfume o canto externo com carimbadinhas, usando um pincel firme. Aqui o W13 (kit Wonder) da Klass Vough

Pra dar acabamento, um pouquinho da sombra preta da paleta Alice Salazar com pincel pequeno, aqui o AS07 (Alice Salazar)

A sombra preta fará uma “divisão” com a vermelha. Então, esfume um pouquinho de marrom, aqui o Salazar da Alice Salazar com um pincel de esfumar pequeno, aqui o AS08 (Alice Salazar)

Para o acabamento, usei o Lápis Branco da Catharine Hill na linha d’água

Depois, por fora dos olhos, apliquei o lápis da Nath Capelo e já o esfumei em seguida com o pincel W13 (kit Wonder) da Klass Vough.

E repito o processo de esfumado também na parte de baixo. Pincel W25 (kit Wonder) da Klass Vough aplica o tom vermelho bem na borda do lápis.

Depois o OX-09 (Linha Ônix) aplica o tom Salazar unindo o vermelho ao tom preto do lápis.

O pincel reto W17 sela o lápis com a sombra preta da mesma paleta.

Pra finalizar, Máscara de cílios BT Glamlashes e cílios postiços.

O batom poderia ser acobreado, dourado, nude quente… mas não pude deixar de OUSAR e usar, claro, um tom vermelho na versão GLOSSY!!! Aqui o Luscious Lipgloss na cor Date Night da Hot Makeup.

Na pele, iluminador Galaxy da paleta de Iluminadores Oceane (que é alaranjadinho) e blush Hibiscus da Linha Bruna Tavares que é mais alaranjado, mantendo a montagem de tons análogos.

Versão 3 – Avançado

Você já faz bem e usa sempre cores em suas makes? Então é hora de OUSAR e se jogar no jogo dos tons COMPLEMENTARES!

Fiz essa make numa live e claro, depois de 24h o tutorial sumiu e ficou sem tutorial. E por um pedido muito carinhoso de uma seguidora, a @fany_camillo, refiz aqui pra ficar salvo. É especial pra você, Fany!! Quero ver você ARRASAR toda colorida, heim?

Comece sempre preparando a pálpebra toda para receber as sombras. Aqui usei o BT Velvet da Linha Bruna Tavares na cor Pale em toda a pálpebra, aplicando com o pincel 307 (Linha Black) da Klass Vough.

Usei o tom branco da paleta Bervely Hills da Nathalia Capelo no arco da sobrancelha com o pincel OX-14 (Linha Ônix) da Klass Vough

Agora, pincel de esfumar maior AS11 (Alice Salazar) para marcar a transição com o tom amarelo da mesma paleta.

Agora um pincel de esfumar menor, o AS09 (Alice Salazar) para marcar o côncavo com o tom de laranja.

Assim como o amarelo fez o degradê análogo do tom laranja, apliquei o tom de rosa com um pincel de esfumar bem pequeno, o AS08 (Alice Salazar) para ser o degradê do tom complementar do laranja que é o AZUL.

E pra fazer o tom AZUL ficar bem profundo, apliquei o BT Velvet Black sobre a pálpebra móvel e esfumei com o pincel W20 (Kit Wonder) da Klass Vough até chegar no tom de rosa.

Agora sim o AZUL entra com tudo fazendo o look virar COMPLEMENTAR! Usei o tom Neptune da paleta Let It Shine da Oceane com o pincel OX-10 (Linha Ônix) da Klass Vough.

Os detalhes preciosos ficam por conta do lápis branco da Catharine Hill na linha d’água

Repito o processo das sombras na pálpebra inferior, aplico a máscara BT Glamlashes da Linha Bruna Tavares e aplico cílios postiços.

O batom poderia ser tanto quente, análogo aos tons amarelo e laranja, quanto frio análogo aos tons rosa e azul. Optei pelo vermelho mesmo e deixar o look mais aberto e colorido.

Na pele, blush vermelho Tulipa da Linha Bruna Tavares bem esfumado e iluminador Golden Shock da Ana Paula Marçal que é dourado, fazendo harmonia com o blush.

UFA!

Talvez este tenha sido o post mais longo que já fiz NA-VI-DA! E espero que tenha valido a pena pra você! Se encorajou? Deu vontade de fazer algum dos looks?? Me conta tudo!!

Os produtos mostrados aqui tem na rede Alice Salazar Store de SP com desconto de 10% para os meus seguidores!!

No site da Klass Vough, vocês também tem desconto usando o código KVCLARICE no carrinho de compras!! Aproveitem!!

Atenção

Na quarentena, os pedidos estão sendo realizados por direct no instagram da Alice Salazar Store, que são despachados para todo o país. Voltando à normalidade, as compras também poderão ser feitas presencialmente nos endereços:

Shopping Golden Square –  Av. Kennedy, 700, piso 2 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP, 09726-253

Patio Paulista Shopping – R. Treze de Maio, 1947, piso Paulista  – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-900

Grand Plaza Shopping –  Av. Industrial, 600 – Centro, Santo André – SP, 09080-510

Tietê Plaza Shopping – Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465, piso 1 – Jardim Iris, São Paulo – SP, 05145-000

Espero que tenham gostado!!! Compartilhem muito com seus amigos!!!!

Beeeijos

Comentar via Facebook

comentário (s)

Written by Clarice Soares Di Sessa